Rede de Investidores

Os investidores não devem ser vistos estritamente como injetores de capital nas startups, mas também como agentes indispensáveis ao desenvolvimento da ideia e do negócio, nomeadamente em termos de gestão, vendas, gerir para escalar, acesso a parceiros e mercados.

O que é?

O capital é um ingrediente-chave no ecossistema, pois permite que diferentes atores invistam e desenvolvam o negócio, gerando um efeito multiplicador.  

Um investidor representa muito mais do que "capital"é um agente estruturante na conversão de ideias em negócio e no apoio às startups para alcançarem o sucesso. 

As startups mudam de estágio ao longo do seu ciclo de vida. Em cada momento as suas necessidades são diferentes, e o envolvimento com os vários agentes vai diferindo no tempo.

Tipologias de Investidores: 

Agências de fomento governamentais. Os capitais de risco públicos podem contribuir de forma decisiva para fechar a lacuna de financiamento de startups num estágio muito inicial, visto que os investidores privados geralmente tendem a evitar projetos com alto nível de risco e incerteza.
Indivíduos em nome privadoem regra com elevado património, e geralmente com experiência em negócios, que investem diretamente parte dos seus ativos em empresas privadas novas e em crescimento.
Investidores privados profissionais, normalmente organizados em fundos, que fornecem capital para empresas com alto potencial de crescimento em troca de uma participação na empresa. Tal pode significar o financiamento de startups ou o apoio a pequenas empresas que desejam expandir-se e não têm acesso ao mercado bolsista.
É a prática de investir fundos corporativos diretamente em startups externasEm regra, são grandes empresas que desejam investir em startups pequenas, mas inovadorasProcessa-se por meio de acordos de joint-ventures ou a aquisição dparticipações societárias. A empresa investidora também pode apoiar a startup com a sua experiência em gestãomarketing, direção estratégica e/ou uma linha de crédito.

Indicadores Relevantes

45 Investidores registados

$1B (847 M€) de Capital investido por Venture Capital em startups

17.º Lugar no Ranking Europeu em termos de Capital

Dealroom.co | 2019 

17,7 M€ de investimento de capital público em +59 startups

Portugal Ventures | 2020 

ESTUDO SOBRE EMPREENDEDORISMO

“PORTUGAL, THE BEST PLACE TO STARTUP"

ESTUDO SOBRE EMPREENDEDORISMO

“PORTUGAL, THE BEST PLACE TO STARTUP"

Capa da apresentação Portugal, the best place to startup - Startup & Entrepreneurial Report 2021

Conheça mais sobre a Rede de Investidores em Portugal

Aceda ao Empreendedorismo em Números

Explore também

Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras

Rede que liga e viabiliza mais de 150 incubadoras e aceleradoras portuguesas distribuídas por todo o país, constituindo-se como um fator decisivo para a taxa de sucesso de ideias e startups inovadoras. 

Ecossistema português de startups

Portugal é cada vez mais um local de destaque pela sua qualidade de vida, segurança, clima, cultura, talento e ambiente favorável aos negócios, o que tem sido fator determinante para a criação de um ecossistema de startups dinâmico e em forte expansão. 

ESNA - Europe Startup Nations Alliance

Tem como propósito projetar a Europa no panorama do empreendedorismo mundial, apoiando as startups europeias na sua afirmação e competitividade no mercado global. 

Apoio ao empreendedor

Captar investimento, reter talento e capacitar o empreendedorismo nacional.

Aguarde um momento...