Estratégia Nacional de Blockchain

Blockchain em Portugal

As Distributed Ledger Technologies (incluindo a Blockchain) possuem um enorme potencial para transformar um conjunto alargado de setores, incluindo: setores tradicionais da economia, como a agricultura e agroindústria; setores tecnológicos associados à digitalização e, também, setores de serviços como o Financeiro, os Seguros e o Direito; sem esquecer a própria Administração Pública.

A Blockchain é, sem dúvida, uma das tecnologias emergentes em maior aceleração no que ao desenvolvimento diz respeito. Ainda sem uma estratégia Blockchain, a Europa estabeleceu como objetivo a criação de um standard nesta tecnologia. Nesse sentido, foram já criadas as condições, através do desenvolvimento de uma estrutura normativa e política, que suportam a inovação, o apoio às startups e o desenvolvimento de ecossistemas que potenciem esta tecnologia.

Em Portugal, o desenvolvimento de soluções e serviços utilizando estas tecnologias em diferentes sectores de atividade, incluindo o sector público, é já uma realidade. São várias as startups, nacionais e internacionais, que têm desenvolvido projetos no nosso país, aproveitando, não só as competências técnicas dos nossos profissionais, mas também o ativo movimento empreendedor que tem reunido academia, startups, empresas e administração pública.

É, por isso, necessário o desenvolvimento duma Estratégia Nacional de Blockchain que aproveite as oportunidades de investimento (em especial no quadro da UE), as competências e valências digitais dos nossos profissionais, a capacidade de empreendedorismo e a vontade de colocar Portugal num patamar destacado na inovação neste domínio. 

O país prepara-se para iniciar o desenvolvimento da sua Estratégia Nacional de Blockchain, uma estratégia que vá de encontro aos objetivos traçados no âmbito da Transição Digital e que acompanhe, simultaneamente, o desenvolvimento de uma Europa, também ela apostada numa mudança.

Plano em curso

Para o efeito, irá ser criado um Grupo de Trabalho composto por diferentes entidades públicas e privadas, academia e especialistas de valor reconhecido. Este grupo terá como responsabilidade o desenvolvimento de uma Estratégia Nacional de Blockchain que seja útil no presente, mas a pensar no futuro. É importante que se consiga antecipar os possíveis cenários, pois só desta forma conseguiremos liderar a inovação e ter capacidade captar e reter investimento e talentos.

Este grupo de trabalho terá ainda a responsabilidade de desenvolver o plano de ação da Estratégia Nacional de Blockchain para o período compreendido entre 2022 e 2023.

PROMOTORES

Entidade coordenadora:

Logótipo INCoDe.2030

Portal de Dados de Aberto da Administração Pública

Explore também

ESNA - Europe Startup Nations Alliance

Tem como propósito projetar a Europa no panorama do empreendedorismo mundial, apoiando as startups europeias na sua afirmação e competitividade no mercado global. 

Rede Nacional de Incubadoras e Aceleradoras

Rede que liga e viabiliza mais de 150 incubadoras e aceleradoras portuguesas distribuídas por todo o país, constituindo-se como um fator decisivo para a taxa de sucesso de ideias e startups inovadoras. 

Rede de investidores

Os investidores não devem ser vistos estritamente como injetores de capital nas startups, mas também como agentes indispensáveis ao desenvolvimento da ideia e do negócio, nomeadamente em termos de gestão, vendas, gerir para escalar, acesso a pessoas e mercados. 

Apoio ao empreendedor

Captar investimento, reter talento e capacitar o empreendedorismo nacional.

Aguarde um momento...