Descubra em que nível de maturidade digital está a sua organização e como progredir.
Uma ferramenta de avaliação desenvolvido pela IDC em parceria com a Portugal Digital.
Porque é importante?
- Obejetivo
2. O que obtem?
3. Como? Tempo.
O futuro dos negócios passa por adotar novas tecnologias digitais para gerar melhores resultados.
Questionário de avaliação da maturidade digital da sua Organização (empresa/ entidade).
Para que o resultado da avaliação seja fidedigno, por favor responda com rigor a cada questão.
A realização do questionário tem uma duração estimada entre 30 a 60 minutos, dependendo da informação que tiver ao seu dispor.
O questionário contempla respostas únicas e de escolha múltipla e está estruturado segundo as seguintes 9 secções:
Secção 1 – Identificação da Organização (empresa/ entidade)
Secção 2 – Caracterização da Organização
Secção 3 – Avaliação da Intensidade Digital
Secções 4 a 9 – Avaliação das 5 dimensões (Estratégia e Inovação, Confiança e Segurança, Relacionamento com Clientes, Gestão da Informação, Pessoas e Trabalho, Processos e Operações)
Secção 10 – Certificações Digitais
Muito obrigado pelo seu envolvimento e compromisso com o Digital.
Caso surja alguma questão, favor contacte-nos via o seguinte email: geral@portugaldigital.pt
O futuro dos negócios passa por adotar novas tecnologias digitais para gerar melhores resultados. As tecnologias digitais estão a permitir novas formas de conexão, colaboração, operação e transação — gerando oportunidades de crescimento que as empresas podem utilizar para alcançarem a resiliência e o crescimento do negócio.
A IDC prevê que os investimentos globais em transformação digital vão acelerar nos próximos anos e que, em 2024, representarão mais de 55% do investimento total em tecnologias de informação e comunicações.
A metodologia de avaliação baseia-se num modelo IDC que estabelece 5 níveis de maturidade:
1
AD HOC
Digital insipiente
2
Oportunística
Principiante digital
3
Repetitiva
Praticante digital
4
Gerida
Digital integrado
5
Otimizada
Nativo digital
O modelo avalia a maturidade com base em 5 dimensões de avaliação:
Estratégia e inovação
É a capacidade de fomentar uma gestão e cultura em que a transformação digital é um princípio fundamental na organização.
Gestão da informação
É a capacidade de, através de tecnologia, recolher dados das mais diversas fontes e sintetizá-los, analisá-los para retirar conclusões e aplicar essas conclusões na melhoria de decisões, operações, experiências e produtos e serviços.
Relacionamento com o cliente
É a capacidade de oferecer excelentes experiências ao cliente através de uma relação profunda e empática, desenvolvida com base no que o cliente precisa e como quer ser tratado.
Pessoas e trabalho
É uma mudança no conceito de trabalho que promove a colaboração homem-máquina e oferece suporte a um ambiente de trabalho dinâmico, não limitado por hora do dia ou espaço físico.
Confiança e segurança
É a capacidade de assegurar um negócio e processos digitais confiáveis para todos os stakeholders, incluindo clientes, parceiros e empregados. À medida que as condições globais mudam e a incerteza aumenta, a confiança está a tornar-se um fator preponderante e construir uma empresa segura é a base dessa confiança. Empresas que não são confiáveis não irão ter sucesso a longo prazo.
Processos e operações
É a capacidade de otimizar e transformar processos com base em decisões ágeis focadas em resultados, com base em tecnologia que automatiza e conecta processos e ativos.
Sobre a IDC
Há mais de 50 anos a missão da IDC é apoiar os profissionais de TI, decisores empresariais e investidores a tomarem decisões sobre Tecnologia e Transformação Digital. A IDC é a empresa líder mundial na área de “market intelligence”, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Electrónica de Consumo. Mais de 1.100 analistas da IDC fornecem conhecimento profundo sobre oportunidades, tendências tecnológicas e evolução dos mercados a nível global, regional e local em mais de 110 países.