Rede Nacional de Test Beds

Apoios financeiros destinados à criação de Test Beds, no âmbito da medida da «Rede Nacional de Test Beds»

A criação de Test Beds é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que consiste na disponibilização de infraestruturas e equipamento por entidades que detêm capacidade instalada, para a prestação de serviços a PME e a Startups. Esses serviços consistem na testagem e experimentação de produtos e serviços inovadores, dessas PME e Startups, em espaço físico ou virtual.

Objetivos

Ilustração em formato redonda em tom verde

Promover a inovação empresarial na produção de novos bens e serviços ou em melhorias significativas da produção atual via transferência e aplicação de conhecimento

Mais informação sobre como aceder a este incentivo

As operações elegíveis no âmbito do presente Aviso visam constituir uma Test Bed para integrar a Rede Nacional de Test Beds.

Para efeitos do apoio, as Test Beds são considerados polos de inovação, nos termos do Regulamento Geral de Isenção por Categoria (RGIC), funcionando numa lógica colaborativa entre as empresas responsáveis pela sua operação e as empresas e startups a quem prestam serviços relacionados com a experimentação e teste de novos produtos e/ou serviços que se encontrem em condições de atingir Technology Readiness Level (TRL) entre 5 e 91 , com uma forte componente digital e/ou de simulação virtual/digital associada, visando acelerar a sua produtização, industrialização e comercialização.

Estes serviços destinam-se essencialmente a PME e a startups, através da disponibilização de infraestruturas e capacidade tecnológica, que visam criar as condições necessárias às empresas aderentes para o desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços e para acelerar o processo de transição digital, seja via um espaço físico ou virtual.

São elegíveis no âmbito do presente AAC as empresas, de qualquer dimensão ou forma jurídica, dos setores privado ou público.

Podem apresentar candidaturas à criação e operação da Test Bed, as empresas individualmente ou organizadas em consórcios de empresas. No caso dos consórcios, a candidatura é formalizada pela entidade que lidera o consórcio, devendo esta contemplar o respetivo modelo de governação e de coordenação, seguindo os termos previstos para o contrato de consórcio, constantes no Decreto-Lei nº 231/81, de 28 de julho.

No caso das candidaturas à categoria Test Beds Excelência, os consórcios elegíveis podem integrar Entidades não Empresariais do Sistema de I&I, desde que a candidatura seja aprovada no âmbito das TEF, prevalecendo neste caso as regras definidas pelo Programa Europa Digital (PED), Regulamento (UE) 2021/694 de 29 de abril.

PRR tem previstos 150M€ para as empresas criarem Test Beds, na sua medida «Rede Nacional de Test Beds», para prestarem estes serviços a PME e Startups.

O apoio a conceder assume a natureza de financiamento não reembolsável.

São elegíveis as seguintes tipologias de despesas:

  • Despesas de investimento em ativos corpóreos e incorpóreos, nomeadamente:
    • Aquisição de equipamentos e aquisição de software, essenciais ao funcionamento da Test Bed;
    • Desenvolvimento de plataformas digitais;
    • Aquisição de patentes.
  • Custos de funcionamento relacionados com a operação da Test Bed:
    • Custos com recursos humanos necessários à operação da Test Bed incluindo os custos com a sua capacitação;
    • Aquisição de serviços técnicos e especializados necessários para a criação e operação das Test Beds;
    • Custos com deslocações e estadias necessários à operação da Test Bed;
    • Custos com registo e manutenção de patentes;
    • Custos indiretos.

Toda a informação e documentos sobre as candidaturas aos apoios da Rede Nacional de Test Beds podem ser encontrados nas seguintes ligações:

Este conteúdo é adaptado e resumido. Para mais informação consulte os regulamentos, avisos e outra informação disponibilizada pelas entidades gestoras do incentivo.

Financiamento:

Logótipo do PRR
Logótipo da República Portuguesa
Logótipo Financiado pela União Europeia - Next GenerationEU

Aguarde um momento...